PIEDADE, Acácio T. C. ; MENSING, Benedikt. “Inversão de causa e efeito – uma análise da peça Salut für Caudwell de Helmut Lachenmann”. Anais do VI Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2016, p. 235-243.
Neste trabalho comentaremos a obra Salut für Caudwell, composta para dois violões pelo compositor alemão Helmut Lachenmann (1935). Lachenmann é expoente de uma corrente que pode ser denominada “música sonora” (Klangmusik), uma música que abandona as técnicas tradicionais de compor com notas, funções e categorias como “consonância” e “dissonância” pela idéia de “som como uma mensagem transmitida pelo próprio mecanismo original, logo, som como experiência de energia”, como afirma o compositor. Apresentaremos uma breve biografia do compositor e em seguida discutiremos o conceito de música concreta instrumental. Mostraremos parte do vocabulário analítico-sonoro que Lachenmann desenvolveu para a música concreta instrumental em exemplos musicais de Salut für Caudwell. Ao final acha-se uma análise da obra e algumas conclusões.